A identidade visual de uma empresa é o que permite que ela seja vista e acima de tudo lembrada.
Além disso, é através da identidade virtual que uma empresa se diferencia da outra e é reconhecida.
Em contrapartida, a identidade de marca define os valores de uma empresa e sua missão.
A identidade visual e de marca estão ligadas e são extremamente importantes para uma empresa.
Afinal, é através delas que o cliente cria conexão com a empresa e consequentemente lembra da sua existência.
Uma boa forma de estabelecer uma presença no mercado é através do logotipo.
Um logotipo quando bem feito e tem características únicas se torna algo que fará o cliente lembrar da sua marca.
O que é um logotipo?
O logotipo é um símbolo que serve para identificar uma marca, empresa, serviço ou produto.
Geralmente o logotipo é feito com uma letra ou combinação de letras, além disso ele possui um design específico.
Um bom exemplo são os logotipos de marcas famosas.
Provavelmente quando você vê um N maiúsculo vermelho logo se lembra de um dos serviços de streaming mais famosos do mundo. Não é verdade?
Esse N vermelho maiúsculo é, portanto, o logotipo da empresa.
O logotipo pode ser conhecido também como logo ou logomarca (entenda as diferenças aqui).
Benefícios do logotipo para uma empresa
Já foi dito anteriormente que uma boa forma de estabelecer presença no mercado através de uma identidade virtual e de marca é através do logotipo.
Mas o logotipo possui mais benefícios do que somente se fazer presente.
Veja a seguir alguns benefícios do logotipo para uma empresa.
1. Sua marca é reconhecida
Um logotipo, principalmente quando possui características únicas, é uma das primeiras coisas que uma pessoa nota em uma marca.
O resultado é que a marca fica na cabeça do cliente.
Dessa forma a sua marca se torna conhecida e acima de tudo se destaca da concorrência.
2. Demonstra profissionalismo
Todas as empresas que são lembradas possuem um logotipo.
Dessa forma a imagem que as pessoas tem de uma empresa que não possui logotipo é de que é uma empresa nova, pouco conhecida.
Consequentemente, acaba passando a impressão de falta de profissionalismo.
Portanto, não importa se sua empresa tem anos no mercado ou não, ter um logotipo é o que vai definir como novos clientes enxergam sua marca.
3. Melhor gestão da marca
A forma como é feita a gestão da sua marca tem grande influência em como sua marca será lembrada.
Muitas empresas já sabem que dar brindes é uma excelente forma de fidelizar clientes.
Entretanto, muitas empresas pecam ao deixar de usar o logotipo da sua marca nesses brindes.
Por exemplo, você oferece chaveiros como brindes para novos clientes, mas nesse chaveiro não há nenhum detalhe que chame a atenção para a sua marca.
Esse cliente usa esse chaveiro e um outro oferecido por seu concorrente, mas o do concorrente possui um logotipo estampado.
Qual marca será mais vista por outras pessoas e consequentemente lembrada?
A resposta é objetiva, a do concorrente será vista e lembrada.
O seu concorrente está fazendo uma melhor gestão da marca porque não está oferecendo um brinde qualquer.
Ou seja, um brinde da marca, com um logotipo, passa uma impressão de profissionalismo e acima de tudo de exclusividade.
4. Aumenta a visibilidade na internet
O logotipo pode e deve ser utilizado na internet. É uma ótima maneira de divulgar uma marca.
Por exemplo, quem visita o site da sua empresa espera ver um logotipo.
Ter um logotipo traz benefícios tanto para o ambiente físico quanto para o ambiente virtual. O importante é ser lembrado, não importa em qual ambiente sua empresa esteja.
Conclusão
É através da identidade visual e de marca que um cliente cria conexão com sua empresa. Portanto, é importante ter uma identidade definida para ser lembrado.
Um bom exemplo de como definir sua identidade é através do logotipo.
Ter um logotipo único e exclusivo vai fazer sua marca ser lembrada e acima de tudo vista como uma empresa séria e profissional.